domingo, 28 de maio de 2017

Todo Dia é Dia de Comemorar

À minha nova amizade com Thais Lopes Café com Música

O que você comemora? Quais coisas você acha importante para comemorar? O que é importante para você ou o que é socialmente importante?

Vivemos em uma sociedade inundados por cobranças. Poderia falar que esse é um status de um grupo específico, mas não é exclusividade de uma parcela, e sim de todos. Todos somos cobrados  diariamente.

Bem, não posso exatamente falar por todos, afinal, tenho consciência real e concreta de apenas uma vida: A minha.

Percebo nas minhas observações que a sociedade, ou se posso dizer  o mundo, esta tão obcecado em exigir, exigir e exigir a si mesmo e ao próximo, que poucas pessoas de dão o prazer de comemorar uma conquista, ou melhor ... As pequenas conquistas.

Comemorar que emagreceu 1kg,
Comemorar que concluiu um período da faculdade,
Comemorar que o bolo não assolou,
... O dinheiro deu para fazer toda a feira,
... Um amigo distante veio te visitar
... O início de uma amizade.
... Aprender um instrumento.
... Conseguir acordar tarde num dia de folga.
... Compor.

São tantas pequenas conquistas que são impossíveis de mensurar.

Porém, aparentemente não percebemos que existe um padrão sobre quais conquistas devem ser comemoradas e quais não.. Comemore a sua formatura, casamento, 15 anos.. o resto eh julgado como se não fosse mais que a obrigação conquistar, ou como irrelevante.

E na minha humilde visão, lembrando que não pretendo ser a dona da verdade absoluta, o que deve ser comemorado é tudo aquilo que é importante única e exclusivamente pra você​, o principal sujeito beneficiado pelas próprias conquistas. mesmo que pequenas coisas e mesmo que as pessoas sintam que não passa de uma obrigação fazer aquilo, era vivo desejo de concluir e foi desafiador ..

Quantas pessoas são tão cobradas que nem conseguem concluir o que começaram. E quantas pessoas se cobram tanto que desenvolvem uma gastrite por insatisfação pessoal.

Seguindo assim, se eu consegui argumentar a ponto de convencer o leitor do meu ponto de vista, você será capaz de observar e intuir que todos os dias temos motivos para comemorar; A música do Super Combo ilustra bem esse pensamento.


E para mim, a minha maior conquista diária pode ser expressa pelas sabias palavras de Cora Coralina, uma incrível poetisa brasileira. A minha maior conquista é ser quem eu sou.

"Eu sou aquela mulher
a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida
e não desistir da luta,
recomeçar na derrota,
renunciar a palavras
e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos
e ser otimista."

 Esse Post é dedicado a uma nova amizade. 
Thais Lopes Autora e editora do blog Café com Música! https://cafecomusicart.blogspot.com.br/

18 comentários:

  1. Muitas verdades. Fato é que devíamos celebrar até o fato de acordar a cada manhã. Parece que atualmente o foco é exaltar apenas as grandes conquistas e divulgar as derrotas (ainda que apenas para conquistar simpatia). Os pequenos prazeres, as pequenas gratificações acabam por ficar de lado. Mudar de foco é preciso para poder apreciar cada pequena e maravilhosa vitória do dia a dia. Como sempre, amei o post. Beijos mil

    ResponderExcluir
  2. Thatah <3
    Temos motivos todos os dias, pelo simples fato de acordarmos.
    E a vida não deve ser obrigação, deve apenas ser vivida; e por esse ser vivida agradeço por você ter chegado na minha vida, com tantas coincidências e de primeira tivemos afinidade.
    Obrigada pela dedicatória.
    Um enorme beijo da sua xará!

    ResponderExcluir
  3. Que texto mais lindo. Verdade, muitas vezes esquecemos de comemorar, por tantas cobranças maiores, deixamos de lado o simples, o básico. Eu sou uma pessoa q me cobro demais. Mas tem uma coisa q n consigo não comemorar que é... Qnd perco 1 quilo.... Rs
    Beijos linda

    ResponderExcluir
  4. Muitas verdades, amei o seu texto. Acredito que hoje em dia as pessoas estão tão ocupadas e com pressa que se esquecem de comemorar o simples fato de acordar na manhã seguinte. Confesso que sou uma dessas pessoas, e que depois do seu texto vou começar a comemorar mais.

    ResponderExcluir
  5. Refleti muito lendo seu texto.
    Comemorar no sentido de gratidão, é a melhor das comemoração. Infelizmente esquecemos, eu sei.
    As vezes estamos ligados no automatico e nem percebemos as conquistas do dia-a-dia

    ResponderExcluir
  6. Que lindo post, as vezes esquecemos de agradecer tudo que temos e não damos valor é bem dificil você enxergar, mas são as pequenas coisas que devem ser comemoradas e lembradas todos os dias. Só de saber que estamos em mais um dia com saúde podemos comemorar e muito! Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu post! Você tem toda razão do mundo! Todo dia é dia se comemorar e agradecer pelas pequenas coisas que nos acontece! Vou começar mais a comemorar as pequenas coisas também!

    ResponderExcluir
  8. Que texto maravilhoso hein!!Concordo plenamente com você! Todo dia é dia de agradecer a Deus por tudo em nossas vidas e de comemorar mais um fia feliz, um dia de olhos abertos.

    ResponderExcluir
  9. Tha, como sempre me fazendo abrir os olhos para aquilo que não enxergo, acordei hoje resmungando e só de estar viva e com saúde é motivo o suficiente para comemorar. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com você, tudo que é importante pra você deve ser celebrado e vou mais além, acredito que deveríamos comemorar todos os dias só pelo fato de estarmos vivos. Eu aprendia a celebrar tudo o que a vida me oferece e parece que o universo conspirou para me dar mais e mais. Parabéns pelo texto, belíssima reflexão :)

    ResponderExcluir
  11. Maravilhosooooooo, seus textos são lindos, me tocam muito, é o tipo que gosto de ler e também o qual eu escreveria.

    ResponderExcluir
  12. Só li verdades!Eu concordo muito com você, acho que todas as mini conquistas deveriam ser muito comemoradas. Eu tenho tentado me policiar pra valorizar a cada dia, as pequenas coisas sabe? Tento ser grata por tudo que tenho, pois acho que a gratidão é o que move a gente pra frente.

    ResponderExcluir
  13. Eu amo seus texto porque eles trazem reflexões de algo que se encaixa com todos, realmente isso qus você falou é verdade devemos ser gratos por tudo o que acontece é principalmente pelas conquistas pequena porque são muito importantes

    ResponderExcluir
  14. Bom dia flor, como vai?
    Gostei bastante do seu post, pois realmente eu concordo com você nas frases citadas, pois acredito que recomeçar é necessário para a nossa vida, para não correr o risco de ficarmos pressa naquela mesmice. Quero te parabenizar pelo excelente post, beijos

    ResponderExcluir
  15. Temos que celebrar e agradecer muitas coisas todos os dias. Somos abençoados e percebemos não é. Adorei seu texto, parabéns.beijos

    ResponderExcluir
  16. Amei o post! Me fez lembrar uma música da Marcela Taís que diz "se a gente juntasse as pequenas alegrias, seríamos felizes todos os dias".
    Arrasou, amore!

    ResponderExcluir
  17. Caramba esse texto é maravilhoso e adoro comemorar sempre pois cada dia é uma conquista.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Continue a escrever aqui no seu blog
    os temas e as postagens são ótimas.
    Abraços - Daniel Bretas

    ResponderExcluir