quinta-feira, 20 de abril de 2017

Academês

A muitos séculos há um "endeusamento" à escrita culta. É possível observar essa característica no Brasil desde o quinhentismo, passando pelo, Barroco, Realismo e Simbolismo.  Mas a meu ver o essa característica é muito persistente no Parnasianismo.

O que eu chamo de Academês é o idioma da linguagem formal e rebuscada utilizada em academias de ensino. A língua utilizada por acadêmicos para demonstrar a sua superioridade intelectual frente às pessoas que não formaram na academia. O mesmo que deixa um texto mais rico, mas também afasta o leitor menos fluente.

Claro que é uma característica que persiste do quinhentismo até os dias atuais. Também não é novidade a busca por alguns pela simplicidade. Como perfeitamente descrito por Manuel Bandeira  "Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples.". Também ouvimos hoje nas academias o termo "temos que escrever um texto que até mesmo quem não entenda do assunto, compreenda a linguagem."

Ainda na semana de arte moderna de 1922 já havia esse clamor pela simplicidade, ilustrado pelo poema "Os sapos" de Manuel Bandeira criticando a forma do Parnasianismo.


Às vezes temos a falsa impressão que grandes intelectos necessitam estar ligados a uma formação acadêmica, ou a uma língua difícil (Academês), mas precisamos quebrar esse endeusamento a escrita chique e valorizar os gênios que temos na atualidade, até mesmo aqueles sem nenhuma formação acadêmica, com uma fala fácil, e devemos ter humildade para ouvi-los.






48 comentários:

  1. Oi, Thais!
    Gostei muito do texto. Me lembrou um livro que li e fiz um relatório no 1º semestre que cursei Letras. É o "Preconceito Linguístico", do Marcos Bagno. Conhece? Acho incrível.

    Gostei do seu blog, vou acompanhar! =)

    Pietra
    eutemostro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica!! Olha que agora quero ler esse livro! Obrigada!

      Excluir
  2. Parabéns pelo seu texto, gostei muito da sua escrita e identifiquei muito com o que você falou!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, verdade! Quando pego um texto acadêmico e não consigo entender a primeira frase já ficou muito frustrada. As pessoas confundem muito riqueza de vocabulário com academicismo.
    Refração Cultural

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaís
    Seu texto me lembrou as aulas na faculdade de Letras!
    Você entra achando que vai estudar a norma culta e tudo rebuscado e acaba descobrindo todo o processo linguístico!
    Parabéns :)
    emfluencianoingles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thais! Como vai?
    Achei muito interessante o seu texto e o assunto abordado é bem diferente, por isso fiquei ainda mais interessada nas suas escritas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tive essa discussão na aula ontem, sobre a escrita culta e a escrita moderna, os diferentes tipos na linguagem da literatura e porque muita gente, academicamente, tem preconceito com o novo e que vai se tornar o clássico de amanhã. Vou enviar seu texto para minha turma. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh!! Que lindo!! Obrigada! Eu amo falar de leituras e literaturas e um dia ainda vou cursar letras! Soh por prazer.. Bjo Mari! Obrigada!

      Excluir
  7. Achei muito interessante seu texto, nós devemos dar importância a todos os tipos de escrita, como comentado no texto devemos valorizar os gênios que temos na atualidade. Bjao

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo que você falou, temos a mania do Academês e acabamos não atingindo as pessoas da forma que gostaríamos. Sou a favor da linguagem simples, sincera e com emoção que cativa <3

    ResponderExcluir
  9. Oi,! Achei bem diferente seu texto dos que costumo ler e me cativou bastante o assunto, realmente temos que dar mais valor aos tipos de escrita. Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thais
    Gostei bastante da reflexão que seu texto propõe! Realmente não podemos nos prender apenas a um tipo de escrita.

    Parabéns pelo blog.
    Beijos
    https://sobrecadamomento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo texto. Gostei principalmente do final onde diz que devemos apreciar gênios independente de ter ou não ter formação acadêmica ou uma fala considerada inteligente.

    http://blogquinzeprasnove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ótimo tema levantado em seu texto. Vamos aprender que um bom texto não tem nada a ver com o uso de palavras complicadas, nem um diploma.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do texto e do tema abordado, é um ótimo assunto para ser abordado. Hoje as pessoas são rotuladas de acordo com sua formação e isso é errado

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo seu texto, e sinceramente tem um conteúdo ótimo e muito cativante.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Thais!
    Gostei bastante do seu texto, porque realmente, tem pessoas por aí que usam essa escrita mais "rebuscada" só pra se sentir superior aos outros que não usam, e isso não é legal.
    Tem gente que com um jeito bem simples cativa bem mais <3

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o texto. Como eu sou da área do direito, vejo muitos textos rebuscados que não levam à lugar algum. Gosto muito do Cortella, acho ele um pensador fenomenal!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do post. O tema que você escolheu foi perfeito e ficou ótimo. Parabéns .

    ResponderExcluir
  18. Me parece que atualmente se crê não ser possível ter uma escrita culta sem ser rebuscada. Um texto rico em qualidade e informação pode demonstrar o conhecimento do escritor e ser compreensível a qualquer um que o leia. Ótimo texto. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  19. Que interessante seu blog não conhecia , também e um assunto bem diferente e e algo que é fora do meuu mundo

    gostei do texto fez eu me interessa

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do seu posicionamento, é o primeiro posto que vejo sobre e gostei mais ainda da frase da imagem! Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. Caracaaaa esse texto é mesmo inspirador! E muito real! Pois temos muitos doutores da vida, que não tme um diploma mas dão aula no quesito vivência e convivência! E realmente nem sempre falar "dificil" se faz entender! Melhor ser entendido e compreendido do que apenas lido! 👏👏👏

    ResponderExcluir
  22. Gostei de conhecer mais um pouco do assunto pois confesso que estou um pouco por fora de texto acadêmico bjus 😙

    ResponderExcluir
  23. A sociedade precisa ler isso! Principalmente quem é vestibulando como eu, é bem comum esse pensamento de que a escrita culta não precisa ser tão díficil como é apresentada nos textos literários.. Adorei o texto! Parabens!

    ResponderExcluir
  24. Nossa que profundo! Amei sério, e como as pessoa do mundo de hoje só dar valor a quem tem formação, mais as vezes tem formação e não sabe se expressar. Amei parabéns. Sucesso

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do seu texto, ele é bem escrito!
    Não conhecia seu blog, mas voltarei sempre :)
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  26. Às vezes, o academês é tão exagerado que até quem está na academia tem dificuldade pra decifrar! Realmente é algo que deveríamos mudar.
    Literalize-se

    ResponderExcluir
  27. Achei muito interessante o assunto. A leitura é muito importante para todos nós. Seja ela rebuscada ou não. Parabéns pelo texto. Bj

    ResponderExcluir
  28. Muito verdadeiro tudo isso que vc falou!
    Muitas pessoas acham que os unicos que podem nos ensinar algo são aqueles que possuem um diploma e que passaram quatro ou cinco anos em uma faculdade.Mais nao é nada disso pois a vivencia no mundo nos tornam verdadeiros proferssores da vida.

    ResponderExcluir
  29. Essa imagem no final resumiu e frisou totalmente o que você disse.. Eu NÃO consigo entender um texto acadêmico.. A forma em que escrevem muitas vezes parece códigos que só eles entendem.. A linguagem e comunicação está pra todos e muitas vezes acaba por humilhar os que não têm tanto conhecimento..

    ResponderExcluir
  30. Amei o seu texto, nunca havia entrado neste assunto mais achei bem ineteresante

    ResponderExcluir
  31. Acabo de descobrir que sou "fluente" em acadamês, pelo menos em partes. Tenho uma certa mania em escrever corretamente e confesso que tenho uma certa agonia de quem não o faz.
    Ótimo post, sucesso!

    ResponderExcluir
  32. Esse cara é o cara viu?! Acompanho ele e todos os discursos ou palestras dele são surreais, o conhecimento dele é sem igual sobre tudo da vida...
    Amei o texto!

    Beijos,
    Bela com batom

    ResponderExcluir
  33. Nossa que texto incrível e que tema maravilhoso você trouxe para discussão porque nunca vi em outro blog. Você está de parabéns

    ResponderExcluir
  34. Amei o texto, realmente temos que valorizar os genios que temos na atualidade, mesmo os que não tem formação academica.GosteI muito mesmoo!

    ResponderExcluir
  35. Adorei o texto, realmente é isso que acontece atualmente, nunca tinha visto esse posicionamento em outros lugares e concordo com a abordagem.

    ResponderExcluir
  36. Que belo texto Thais!!
    Infelizmente aqui no Brasil, ainda tem esse preconceito quando uma pessoa não tem formação acadêmica, mas ganha muito mais que uma pessoa que tem. Eu penso que o mundo está aberto a oportunidade e competência e tem muita gente que nasce autodidata.

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito do texto. Concordo muito sobre a questão de que nem todos os intelectuais têm formação. Vejo diariamente textos em paredes da cidade que, claramente não são de pessoas formadas, mas que transmitem um conhecimento absurdo.

    ResponderExcluir
  38. Concordo plenamente. O importante da língua é conseguir passar a mensagem e quando isso não é possível de que adianta a língua?
    Preciso comentar que esse seu layout é uma tortura, estou aqui com tanta vontade de comer esse bolo/torta da foto. Caramba, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  39. Eu trabalho com ebooks de universidades à distância e sei bem quando fala sobre a simplicidade. Acho que aura da academia não chega nem perto daquilo que faz com que os alunos entendam uma matéria, por exemplo. Eu leio texto absurdos que não fazem sentido algum, mesmo que para alguém da área. "De que adianta a língua se não para ser entendida?". É por isso que vivo batendo na tecla da simplicidade. Tudo é muito mais claro quando somos diretos rs.

    ResponderExcluir
  40. Concordo com o que colocou em seu texto. Existe o endeusamento da escrita rebuscada, mas percebo que a tendência é que isso venha se reduzindo ao passar do tempo. Acho que o mais importante é manter a escrita limpa e sem erros, com a gramática correta e por aí vai. Parabéns pelo blog. Sucesso

    ResponderExcluir
  41. Gostei bastante do seu texto e acho que há muitas verdades presentes. É certo porém, que devemos fazer o uso da linguagem culta quando necessário, mas tem hora e lugar para isso. Preso também pela linguagem simples, de fácil entendimento, entretanto, sem exageros, não suporto ler um texto que não respeita o mínimo de gramática e abusa de gírias. Claro que também tem hora e lugar para informalidades. Amei o post, beijão!



    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Super concordo com seu texto! Prefiro uma escrita simples e correta do que algo endeusado e errôneo.

    ResponderExcluir
  43. Nossa, eu vivo sempre num impasse em relação a isso lá na faculdade. Eu prefiro uma escrita simples e direta, mas as vezes querem exigir demais da gente, coisas que as vezes pra mim não vale a pena e até desvalorizam o texto. Adorei o seu post e me identifiquei bastante!


    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito do seu texto, principalmente porque me lembrou das aulas de literatura e do que outro professor de história dizia. Também concordo que, às vezes, algo simples é melhor que algo rebuscado e tal, mas sempre com a gramática correta.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  45. Tema muito interessante. Muito ruim quando nos interessamos por um tema e não conseguimos nos aproximar porque oa textos são rebuscados demais... Tem ar se pedantismo e dá preguiça.
    Espero que aos poucos isso siga mudando.

    ResponderExcluir
  46. Que interessante, meu namorado é muito antenado com essas coisas! Vou mostrar a ele e ver o que ele acha :) parabéns!!

    ResponderExcluir