quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

50 tons de cinza, Ou você gosta ou você odeia!



Ganhando vida em personagens da grande tela dos cinemas está o filme 50 tons de cinza inspirado no livro de E.L. James. E que sucesso! Escrito, inicialmente como uma Fanfiction de crepúsculo resolveu trazer a essência da história para o nosso cotidiano retirando as características sobrenaturais e inserindo no enredo mais "tons" de sexualidade, mas precisamente para uma demonstração da vida sexual por uma visão sadomasoquista.

Poderia colocar outro autor para me inspirar além de Marquês de Sade?Não, especulo-o como fundador do sadomasoquismo. 

"...e que nada nem ninguém é mais importante do que nós próprios. E não devemos negar-nos nenhum prazer, nenhuma experiência, nenhuma satisfação, desculpando-nos com a moral, a religião ou os costumes." Marquês de Sade

Porém, apesar de uma grande aceitação, 50 tons de cinza também tem uma grande rejeição. Claro que seria assim! Tendo em vista que envolve a sexualidade que da forma que é apresentada bate de frente com os itens citados por M. de Sade "moral, religião ou costumes". No Brasil tivemos inclusive grupos religiosos realizando protestos contra a estória. E também coisas bizarras como a prisão de uma mulher que se masturbava no cinema enquanto via o filme, México, e o corpo de bombeiros lançar campanha contra uso de objetos sexuais para diminuir o índice de ocorrências domésticas pedindo o bom senso dos cidadãos, Londres.

Claro, a leitura inspira a novas experiências e abre os nossos olhos para novas oportunidades. quem sou eu para dizer o que é o certo ou o errado? faço das minhas as palavras do M. de Sade. mas temos que ter bom senso em todas as coisas na nossa vida. Ter inspirações para o novo é bom e bacana, mas esse livro não é um livro de receitas para seguir a risca.




Fonte: 

Fonte da imagem: http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2012/09/25/veja-50-cliches-e-bobagens-que-permeiam-cinquenta-tons-de-cinza.htm

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/02/religiosos-protestam-contra-o-filme-50-tons-de-cinza-em-erechim-rs.html

http://www.noticiasbizarras.com.br/50-tons-de-cinza-aumenta-indice-de-acidentes-sexuais-diz-bombeiros/

http://www.noticiasbizarras.com.br/mulher-e-flagrada-se-masturbando-em-sessao-de-50-tons-de-cinza-e-acaba-presa/

10 comentários:

  1. é isso ai Thaís! como sempre escrevendo perfeitamente sobre diferentes temas! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. excelente texto Thais! show de bola!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente não tive muito interesse em ver o filme.
    Vi o primeiro e desiludiu-me um pouco.
    Muitos parabens pela tua escrita
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Hahahahah eu sou aquela pessoa que odeia. Mas concordo com as suas palavras.
    É igual a tofu, ou voce ama ou odeia

    ResponderExcluir
  5. Sabe.. as pessoas são bastante influenciáveis e vêem estas descrições nos livros e querem imitar... E depois? Não pensam claro! Pessoalmente não gostei do livro, não por não gostar das temáticas, apenas porque o acho mal escrito e com uma história mal desenvolvida, já para não falar que odeio os personagens! :o

    Beijinhos,
    Mii
    Comic Life Blog

    ResponderExcluir
  6. Gostei do seu texto, expressou totalmente a sua opinião... eu gosto tanto do livro quanto dos filmes... eu acho uma temática totalmente diferente, apesar de ser clichê falando de sexo... mas teve todo um cuidado e uma exploração de um assunto que já é batido, bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto da história. Tenho meus motivos, meus meios, meu entendimento e principalmente o bom senso e o respeito de quem não gosta, mas fico fula da vida quando me tiram por causa disso. Gostei muito do seu texto. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Se eu ti falar que eu nunca vi o filme nem li o livro você não acredita, eu sou doida pra ver o filme, quando lançou no cinema tive muita vontade de ir, mais não achei companhia.
    Adorei!!
    Beiijooos

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de narrativas sexuais, sem dúvida. Já leu um livro chamado A História de O? Eu acho que ele demonstra bem mais a prática BDSM do que o 50 tons. Mas, enfim. Meu ponto em não gostar da história é romantizar os abusos que o Christian pratica com a Ana. O BDSM conquiste em os dois consentirem e gostarem da prática, no cado do 50 tons, Ana só faz porque meio que se torna dependente do Christian, é apaixonada por ele e o cara só quer uma relação dessa forma. Eu acho que trata-se mais da romantização de um relacionamento abusivo (já estive em um e sei o quanto é devastador) do que da liberdade sexual dela, entende?!

    ResponderExcluir
  10. Acredito que como estamos em um século, que devemos de tentar tampa o sol com a peneira. É a relidade! Eu não li o livro, mais fiquei meio vermelha quando vi o filme, bom filme.

    ResponderExcluir